quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mudanças à vista

Neste sábado eu já vou me mudar de novo; vou para um apartamento só de brasileiros também...

Nos últimos dias eu fiquei pensando......não sabia se seria legal ficar em casa de brasileiros, porque assim não praticaria o inglês. Mas pra falar a verdade, morar com gringo nem faria tanta diferença, porque nunca ninguém se encontra em casa: todos trabalham, estudam, trabalham mais um pouco....ninguem pára quieto. Ou seja, eu não iria conversar tanto assim em inglês. E os gringos são muito porcos...todos eles...sem excessão...

A vantagem dessa casa que estou indo é o aluguel: vou pagar 50 ou 55 libras por semana, ao invés de 65, e isso fará uma diferença, mesmo que pequena, no final do mês; com esse dinheiro a mais, já garanto quase um mês de transporte, por exemplo.

Além disso, a casa fica numa área legal da cidade: não é exatamente perto do centrão, mas é calminha, bonita, fica perto de um parque bem grande, etc. E obviamente é muito melhor do que a casa que estou agora. Lá o banheiro é gigantesco, a cozinha é limpa (e grande também), tem internet sem fio, máquina de lavar, ferro pra passar (aqui não tem...), armário e geladeira no quarto...

A desvantagem é o tempo que se leva pra chegar no centrão. Será praticamente o mesmo tempo que eu levava nas minhas "viagens" diárias, quando eu ainda morava na homestay - mais ou menos 45 minutos. Mas não tem problema...isso vai ser compensado pela tranquilidade da região e pela limpeza da casa.

....... ...... ..... .... ... .. .

Mudando de assunto...

Estive refletindo nestes dias também sobre a escola. As aulas que estou tendo são até legais. Só que o sentimento que eu tenho é que estou num cursinho de inglês, igual à Cultura Inglesa ou Ibeu, ou qualquer outro. Sei lá...sinto que não preciso fazer esforço; não estou sendo estimulado a aperfeiçoar o meu inglês...

Por isso, vou tentar mudar de curso.

Ontem mesmo fiz uma provinha para entrar nas aulas preparatórias do CAE - Certificate in Advanced English, o mesmo que minha irmã está fazendo. Este certificado, que vou receber depois que fizer a prova (farei aqui mesmo na Inglaterra, em dezembro), é concedido pela Universidade de Cambridge, e vale para a vida toda. E, com certeza, ele vale mais do que um simples diplominha que diz que eu realizei o curso de inglês em tal lugar e blá blá blá.


Já passei na prova e, amanhã mesmo, vou fazer uma entrevista com o professor. O único problema é que parece que as turmas já estão cheias...então eu tenho que ficar numa lista de espera, e quando eu puder entrar, eles me chamam...
Tomara que eu consiga...

E, se eu realmente conseguir, vai ser muito melhor do que as aulas que estou tendo agora: vou ter que realmente estudar; fazer dever de casa, escrever várias redações, fazer provas e testes semanalmente, ou seja, levar à sério.

Vamos torcer...

....... ...... ..... .... ... .. .

Em relação à trabalho:

Este sábado vou fazer um trial shift numa lanchonete. Conheci o lugar através de um amigo da escola, que conhece uma moça que trabalha lá. O lugar é bem legal: pequeneninho, aconchegante e bem chique (é tipo um McDonald de rico...lá servem até vinhos e uisques!). Fica bem na rua do famoso mercadinho de Notting Hill (quem já viu aquele filme com a Julia Roberts e o Hugh Grant sabe onde é...quer dizer, sabe do lugar que estou falando...).

Conversa vai, conversa vem, e ela resolveu me chamar já neste sábado para fazer este tal de trial shift, que é uma experiência, pra ver se eu realmente gosto de lá, e se eles gostam de mim também. E caso isso aocnteça, começo a trabalhar imediatamente.

Seria até uma boa trabalhar lá: os turnos seriam da tarde à noite aos sábados, domingos e mais algum dia da semana - provavelmente quinta ou sexta. E trabalhando desse jeito - as 20 horas de uma só vez - eu não ficaria tão preso; teria mais tempo livre...pra estudar e até pra viajar mesmo...
Eu teria que falar bastante o inglês, pois ficaria no caixa, receberia as pessoas, faria o atendimento em geral.

O único problema é o pagamento: como eu tenho menos de 21 anos, o meu salário seria menor do que o mínimo (5,10 ao invés de 5,52). E eu ainda teria que pagar imposto, porque estaria trabalhando num lugar fixo, com National Insurance Number (tipo carteira assinada).
Merda.
E eles pagam direto na minha conta, então nem tem como trapacear...o sistema calcula diretamente o salário pela minha idade, já descontando o imposto também.
Merda, de novo.
Aí fica complicado...

Acho que o melhor mesmo é ficar registrado nas agências, trabalhando só de vez em quando.......sei lá......ainda vou pensar nisso direito.......


Saudades de todos...
...beijos e abraços.

4 comentários:

Mateus disse...

fiz esse CAE. ajuda bastante.
cara, tu nao para quieto! muda de casa, muda de curso. vc pretende continuar na inglaterra até o fim dessa viagem? hahahah
q bom q tá curtindo aí.
abração!!

Patricia Boehme disse...

Que bom que a casa é melhor...Tou com saudades, pois deu qq problema aqui na caixa de som, e não consigo ouvir nada....

Te amo, Dé, tou com saudades de vc!

Maria Clara disse...

É verdade! você não para quieto.hahaha
mas que bom,né? vc tá tentando fazer tudo certo! :)

Estamos todos morrendo de saudade.

obs: ah, e que bom q vc vai pra outra casa,hein?ninguém merece a tal cozinha.rs

Patricia Boehme disse...

Deco, quer fazer o favor de dar notícias pra sua mãe!?? Que coisa!
faz um tempão que não fala com a gente, seu pai estava aqui na semana passada e vc nem deu um alô!! Puxa vida....